AstroPT – Informação e Educação Científica

www.astropt.org

“O astroPT é um projecto de astronomia em Portugal. Este projecto nasceu da necessidade de criar no mundo virtual um local onde se pudessem encontrar diversas sensibilidades de diferentes domínios astronómicos.

astroPT é o local onde profissionais, amadores, amantes, e curiosos de astronomia se reúnem, trocam opiniões, discutem ideias, e informam sobre temas relevantes no sector astronómico.

Este projecto congrega várias funcionalidades: blog, mailing list, astrowiki e RSS. O blog é a face desta comunidade; a mailing list é o sítio onde toda a gente pode partilhar ideias e discutir temas astronómicos relevantes; a astrowiki é uma enciclopédia em português sobre uma panóplia de assuntos de relevo na astronomia; e o RSS serve para quem quiser só receber as notícias e não pertencer à lista de discussão.

A ideia desta comunidade virtual nasceu em 2005 na mente do Daniel Bento, que em Janeiro de 2006 contactou o Carlos Oliveira. Depois de amadurecerem esta ideia durante cerca de um ano, contactaram o Jorge Almeida, o José Raeiro, a Vera Gomes, e o Nuno Coimbra, de modo a poderem ser os coordenadores do projecto nas suas diferentes funcionalidades.

Entretanto foram também convidados alguns peritos especializados em diferentes domínios astronómicos de modo a poderem ser estes peritos a informar o público das notícias mais relevantes e suas possíveis ramificações. Os temas que terão peritos exclusivos são: astronomia em geral, astrofísica, astrobiologia, astrogeologia, cosmologia, astronáutica, astropolítica, astronomia amadora, astrofotografia, observação astronómica, educação científica, divulgação de astronomia, história da astronomia, tradução de artigos astronómicos, planetas, meteoros, Ficção Científica, OVNIs, etc.

Com o crescimento que este projecto teve, teve-se que profissionalizar o astroPT. Sendo assim, criou-se condições para a existência de coordenadores em diversas áreas. Todas as pessoas que gostem de astronomia, estão desde já convidadas a inscreverem-se na nossa mailing list, a contribuírem activamente para a astrowiki, a receberem a RSS, ou simplesmente a visitarem o nosso blog.

Divulguem, participem, aprendam, divirtam-se, e tirem partido desta comunidade!”

Visitar www.astropt.org

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar, estará a consentir a sua utilização. Ok Saber mais